OS BENEFÍCIOS DA INSPEÇÃO INTERNA COM DRONE NA INDÚSTRIA OIL & GAS

O uso do drone Elios na indústria de Oil & Gas

Para inspeções externas, os profissionais de petróleo e gás têm utilizado drones ao ar livre para coletar dados visuais que refletem a condição dos ativos, evitando a necessidade de coletar esses dados ficando fisicamente na frente deles. E, mais recentemente, eles têm usado drones externos para detecção de vazamentos de gás.

Para inspeções internas, drones internos como o Elios 3 da Flyability têm ajudado inspetores que trabalham em petróleo e gás a coletar dados visuais dentro de ativos que exigem inspeções periódicas, como as exigidas pelas diretrizes da API .

Elios 3 é o mais novo produto da empresa Flyability. Flyability foi pioneira e continua a liderar a inovação no espaço comercial de drones internos. Projetado após o controlador de vôo resistente a colisões com patente pendente da Flyabilty,

O Elios 3 é adequado para uso nos ambientes industriais mais complexos. Muito mais do que uma câmera voadora, o Elios 3 é uma poderosa ferramenta de coleta de dados. Contando com o poder da visão computacional e do mapeamento LiDAR, o Elios 3 é um drone interno versátil que abre portas para um mundo onde a realização de inspeções sistemáticas não requer meses de treinamento, os relatórios são feitos intuitivamente em um modelo 3D do seu ativo e a consciência situacional é integrado ao aplicativo de pilotagem. Além disso, o LiDAR incorporado do Elios 3 examina os arredores para construir um mapa de nuvens de pontos de alta densidade. Este mapa é exibido instantaneamente no Cockpit App, capacitando os pilotos com excepcional consciência de localização.

A utilização de drones na indústria do petróleo e do gás permite às empresas reduzir o tempo de inatividade, os custos de inspeção e os riscos para os trabalhadores, ao mesmo tempo que obtêm acesso a dados de alta qualidade.

Leia também: “ELIOS 3 RAD: DETECTANDO PONTOS CRÍTICOS DE RADIAÇÃO “

Alguns dos ativos mais comuns onde o Elios 3 é utilizado para inspeções internas incluem:

Os 4 principais benefícios dos
drones internos para inspeções internas
na indústria de Oil & Gas

01. Redução do tempo de inatividade

Os drones internos podem reduzir significativamente o tempo de resposta das inspeções internas, eliminando a necessidade de construção de estruturas temporárias, como andaimes.

Embora as inspeções tradicionais de petróleo e gás possam levar vários dias para serem concluídas, o Elios 3 voa diretamente para um alvo sob comando e realiza verificações abrangentes. O Elios 3 também pode inspecionar rapidamente áreas de difícil acesso, seja uma instalação de petróleo e gás, um oleoduto, um tanque de armazenamento ou uma plataforma costeira.

Por exemplo, o tempo necessário para a inspeção de um tanque de diesel leva 4 horas com o Elios 3, enquanto pode levar até duas semanas com métodos de inspeção tradicionais.

02. Segurança

Os métodos tradicionais de inspeção geralmente exigem que o pessoal trabalhe em ambientes perigosos, incluindo espaços confinados, estruturas elevadas e atmosferas tóxicas.

O Elios 3 consegue navegar por esses espaços, eliminando a necessidade de intervenção humana e reduzindo o risco de acidentes e lesões. Além disso, o Elios 3 está equipado com uma robusta gaiola de proteção, permitindo-lhe colidir com superfícies sem causar danos ou comprometer a sua funcionalidade.

Esse recurso de design permite que o drone acesse com segurança áreas de difícil acesso e inspecione estruturas complexas, minimizando ainda mais o risco para o pessoal.

03. Economia de custos

O Elios 3 elimina a necessidade de equipamentos caros, como andaimes, guindastes ou sistemas de acesso por corda — frequentemente necessários em métodos de inspeção tradicionais — reduzindo significativamente as despesas de capital e operacionais. Além disso, a capacidade do drone de realizar inspeções de forma rápida e eficiente leva a menos tempo de inatividade das instalações.

Esta maior eficiência traduz-se numa redução dos custos de mão-de-obra e do tempo de produção perdido, resultando numa poupança global de custos para a empresa.

04. Dados de alta qualidade

Equipado com sensores avançados, câmeras de alta resolução e recursos de imagem térmica, o Elios 3 pode capturar dados detalhados e precisos durante as inspeções.

Essa tecnologia permite que os operadores identifiquem possíveis problemas, como corrosão, vazamentos ou danos estruturais, com maior precisão do que os métodos tradicionais de inspeção.

Além disso, o software integrado do Elios 3 permite o processamento de dados em tempo real, permitindo que os operadores acessem e analisem rapidamente os dados coletados e saibam exatamente onde eles foram coletados.

Leia também: “INSPECTING 63 TANKS WITH 2 DRONES IN 2 WEEKS”

Entre em contato conosco para saber mais sobre o equipamento e agende já a sua prova de conceito!