Os principais benefícios de inspeções em Turbinas Eólicas

Inspecionar as pás das turbinas eólicas durante as paradas planejadas e dentro do pilar e do porão da turbina durante a operação é de suma importância para a prevenção de possíveis acidentes.

Os 7 principais benefícios dos drones internos

1. Maior segurança

Os cenários de inspeção interna em aerogeradores apresentam três riscos principais para os inspetores:

  • Trabalho em altura
  • Incidentes elétricos
  • Exposição a possíveis incêndios

Cada indústria tem seus próprios riscos únicos.

Por exemplo, as inspeções dentro de aerogeradores apresentam além do perigo do próprio espaço confinado, o risco de queda em altura.

Independentemente do caso de uso específico, todos os perigos apresentados aos inspetores ao entrar em um espaço confinado podem ser eliminados com o uso de um drone.

A razão pela qual os inspetores entram em um espaço confinado é coletar dados visuais – mas novos drones de inspeção interna, como o Elios 2 e 3, podem substituir completamente o inspetor, coletando dados visuais remotamente que são de alta qualidade que o inspetor não precisa entrar no espaço confinado.

E ao eliminar os perigos associados à entrada em um espaço confinado, o drone melhora drasticamente a segurança para a inspeção.

2. Economia

Usar um drone para END visual em vez de uma pessoa pode economizar enormes quantias de dinheiro para as empresas.

Aqui estão as principais maneiras pelas quais as empresas economizam usando drones internos para inspeções:

Não são necessários andaimes. Estruturas temporárias como andaimes que são usados para inspeções podem ser incrivelmente caras de colocar e tirar, às vezes custando dezenas ou até centenas de milhares de dólares para uma única inspeção. O uso de um drone elimina a necessidade de andaimes, o que representa uma enorme economia potencial para as empresas.

Tempos de inatividade reduzidos. Como a instalação e a remoção de andaimes são tão demoradas, o uso de um drone também pode significar tempos de resposta significativamente mais curtos, diminuindo a perda de receita potencial de ter ativos off-line.

Menos seguro de responsabilidade civil necessário. Como o uso de um drone é mais seguro do que enviar uma pessoa para um espaço confinado, algumas empresas conseguiram reduzir seus prêmios de seguro de responsabilidade civil usando drones para inspeções internas.

3. Aumento da frequência de inspeções

Como os drones são uma solução relativamente barata para testes visuais não destrutivos, as empresas podem usá-los para aumentar o número de inspeções realizadas ao longo do tempo e, ao mesmo tempo, realizar economias significativas.

O aumento das inspeções pode ajudar a aumentar a longevidade dos ativos de uma empresa, revelando defeitos no início do ciclo de manutenção e corrigindo-os antes que piorem.

Aumentar as inspeções usando drones também pode ajudar as empresas a serem mais ecológicas. Um estudo recente realizado pela Boiler Room Consulting descobriu que o uso de drones para inspecionar caldeiras poderia ajudar a reduzir as emissões de CO2 em até 649 toneladas métricas por ano.

4. Localização de dados

Se você tiver que cavar em um sistema de esgoto para corrigir um defeito encontrado durante um voo de inspeção ou cortar um tubo, a precisão locacional é incrivelmente importante.

O novo software Inspector 4.0 da Flyability permite que os inspetores identifiquem a localização dos defeitos, dando-lhes uma nuvem de pontos densa que mostra exatamente onde cada defeito encontrado em um voo de inspeção está localizado.

A localização de dados fornecida pelo Inspetor 4.0 é habilitada por meio da tecnologia de drones e pode melhorar significativamente o processo de inspeção, fornecendo uma maneira rápida para todas as partes envolvidas no processo de manutenção – o inspetor, a equipe de manutenção, os gerentes do local e outras partes interessadas – insights rápidos sobre onde o trabalho pode precisar ser feito.

5. Fornecimento de um registro histórico

Embora as inspeções manuais possam produzir apenas vídeos e imagens estáticas de possíveis defeitos encontrados durante a inspeção visual, um voo de drone mostra todas as partes do ativo filmadas durante a missão.

Esses dados visuais fornecem um registro histórico da condição do ativo em um determinado ponto no tempo. Além disso, os dados visuais podem ser transformados em modelos 3D e nuvens de pontos (o último é suportado pelo Inspetor 4.0, conforme abordado acima), que pode conter ainda mais detalhes sobre a condição de um ativo em um momento no tempo.

Todos esses dados podem ser úteis para investigar as causas de um acidente ou simplesmente para rastrear a evolução do desenvolvimento de um defeito.

Os drones permitem a manutenção de registros detalhados, fornecendo às empresas um registro histórico robusto da história de seus principais ativos.

6. Melhor acesso dentro dos ativos

Quão mais profundo os drones Elios 2 e 3 podem permitir que os inspetores voem dentro de uma lâmina.

Em alguns casos, a entrada tripulada simplesmente não pode fornecer acesso a partes-chave de um ativo – mas um drone interno como o drone Elios pode muitas vezes chegar a essas áreas.

Os inspetores são muitas vezes limitados em quão longe eles podem entrar em uma turbina eólica para inspecionar suas pás, tanto pela possibilidade física de entrada quanto por lei.

Mas um drone pode voar além dessas limitações, fornecendo aos inspetores mais dados sobre as condições das pás dentro de suas turbinas do que seria possível coletar usando métodos manuais.

Assista a este vídeo para saber mais sobre como o Elios 2 permitiu que os inspetores tivessem 60% mais acesso às pás em uma turbina eólica durante uma inspeção:

Wind Turbines – Indoor Drone Inspection

Um drone interno enjaulado como o Elios 2 pode fornecer aos inspetores acesso a espaços apertados e confinados para fins de coleta de dados visuais – espaços que não poderiam ser acessados sem um drone.

Leia o estudo de caso completo: “Internal Wind Turbine Blade Inspection With Elios 2 Cuts Inspection Time In Half, Allows 40% More Of Blade To Be Inspected”

7. Dados de maior qualidade

Como a moderna tecnologia de drones fornece um registro visual de uma inspeção na forma de um vídeo, os inspetores podem salvar as saídas de um voo e consultá-lo mais tarde para monitorar as alterações nos ativos ao longo do tempo.

Um novo software criado para processar dados de drones pode ajudar a fornecer medições precisas dentro desses dados visuais, levando à captura de melhores dados e a um registro histórico mais completo da vida útil de um ativo, que pode ser consultado a qualquer momento.

Leia também: LiDAR: o que é, e como a tecnologia lidar é útil para as inspeções

Latest posts