LiDAR: o que é, e como a tecnologia lidar é útil para as inspeções

Se colocarmos no google o que significa ‘LiDAR’, a resposta que teremos será que: “É uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância e/ou outra informação a respeito um determinado objeto distante”. Porém essa é uma resposta muito vaga para tudo que a tecnologia LiDAR apresenta.

O que é a tecnologia LiDAR?

O acrônimo LiDAR deriva do termo em inglês “Light Detecting And Ranging”.

Mas afinal, como um laser pode medir a altura de uma árvore? Como ele funciona?

A tecnologia é relativamente nova. Foi desenvolvida pela primeira vez no início da década de 1960, quando engenheiros e topógrafos começaram a usá-lo para produzir mapas de rios, córregos e outras localidades geográficas.

O escaneamento a laser 3D já está em uso em uma variedade de indústrias, com aplicações que variam de projetos de coleta de dados móveis, terrestres e aéreos. Neste aspecto, ele pode competir com a fotogrametria como uma ferramenta para digitalizar a realidade. Os métodos LiDAR produzem uma nuvem de pontos 3D georreferenciada e não colorida. Esta densa nuvem de pontos é altamente detalhada e frequentemente inclui pequenos objetos, tais como cabos ou fios, que a fotogrametria pode não reconhecer tão facilmente.

Qual a diferença entre o LiDAR e a fotogrametria?

Em primeiro lugar, o LiDAR produz sua própria luz. Isso significa que não é afetado pelas condições climáticas, como a cobertura de nuvens e a mudança das condições de iluminação, que podem perturbar muito a coleta de dados aéreos para a fotogrametria.

O segundo ponto relevante, o LiDAR consegue penetrar nos espaços entre folhagens e apanhar pequenos detalhes. O pulso laser verá entre as folhagens e dará uma medida diretamente no tronco, enquanto a fotogrametria depende das fotos, reconstruindo apenas o que é visível na superfície.

Como a fotogrametria e o LiDAR trabalham juntos?

O LiDAR pode ser usado para realizar tarefas similares à fotogrametria e pode fortalecer seus resultados. O uso de ambas as técnicas em combinação significa que o LiDAR, especialmente a varredura a laser terrestre, pode acrescentar detalhes que os dados da fotogrametria aérea podem ter falhado em mostrar. Assim, quando LiDAR e fotogrametria são combinados, eles trazem mais detalhes a um projeto que pode não ter sido alcançado por nenhum dos dois individualmente.

O que é um Drone LiDAR?

Um drone LiDAR é qualquer drone aéreo com um sensor LiDAR ligado.

Drones LiDAR são quaisquer drones feitos para transportar um sensor LiDAR. Eles são usados para coletar dados que podem ser usados para fazer modelos 3D detalhados para uma variedade de aplicações e indústrias.

O Flyability Elios 3 equipado com o sensor LiDAR OSO-32 desenvolvido pela Ouster.

Um sensor LIDAR ligado a um drone de asa fixa pode cobrir até quatro milhas quadradas em um voo, com uma precisão absoluta de 4 polegadas horizontalmente e 2 polegadas verticalmente. Este é um dos dados de maior fidelidade atualmente alcançáveis por qualquer método de levantamento aéreo.

Mas é importante notar que nenhum dos dois drones LiDAR são iguais.

Diferentes combinações de sensores LiDAR, modelos e designs de drones produzirão diferentes tipos de resultados, e em alguns casos o LiDAR não é o melhor método para usar para modelagem 3D.

Em que áreas a tecnologia LiDAR vem sendo usada?

Os drones LiDAR vem sendo utilizados de várias maneiras diferentes em uma ampla gama de indústrias.

Abaixo estão as áreas mais comuns em que os drones com scanner LiDAR estão sendo utilizados:

  • Cenas de acidentes;
  • Agricultura;
  • Arqueologia;
  • Conservação;
  • Inspeção;
  • Seguro;
  • Aplicação da lei;
  • Silvicultura;
  • Mineração.
Inspeções

Os casos de uso de drones LiDAR em inspeções e outros campos de infraestrutura são óbvios.

Do levantamento de um canteiro de obras, até a medição da quantidade de vegetação que cresce em torno de uma linha de energia, drones com carga lidar podem reduzir muito o tempo e o custo de uma pesquisa manual ou inspeção.

BENEFÍCIOS DOS DRONES LiDAR PARA INSPEÇÕES

  • Registro histórico;
  • Planejamento;
  • Segurança;
  • Economia.
Mineração

Na mineração, drones equipados com LiDAR estão sendo usados para inspecionar minas após detonações planejadas, afim de garantir que a área esteja segura antes de enviar qualquer trabalhador humano. Drones LiDAR também são usados para medir volumes de minério e espaços de extração de minério.

BENEFÍCIOS DOS DRONES LiDAR NA MINERAÇÃO

  • Aumento da extração de minério;
  • Planejamento;
  • Segurança;
  • Economia.

Leia também: “O que é SLAM?”

Latest posts