O que é SLAM?

Localização e Mapeamento Simultâneo

Já deve ter escutado essa denominação na descrição de empresas, produtos e serviços. Quer saber mais sobre a tecnologia SLAM? Continue a leitura do texto a seguir.

Surgimento da tecnologia

A sigla SLAM ( Simultaneous Localization and Mapping) significa Localização e Mapeamento Simultâneos. Essa tecnologia surgiu da necessidade de fazer com que veículos se locomovessem de maneira independente, dentro de ambientes fechados sem ocorrer choques em estruturas. A tecnologia SLAM foi criada para ajudar a resolver este problema.

Como a localização e mapeamento simultâneo funciona?

O que o slam faz é utilizar a localização e mapeamento simultâneos para estimar a posição e orientação nos espaços. Assim, enquanto é criado um mapa do ambiente, auxiliando a locomoção independente em áreas.

A localização e mapeamento simultâneos funciona identificando marcos, determina sua posição em relação a esses marcadores e, em seguida, continua a explorar a área designada até que tenha marcos suficientes para criar um mapa abrangente da área. Usando este método, um dispositivo habilitado para SLAM pode mapear um local e localizar-se dentro dele ao mesmo tempo.

LiDAR e SLAM

A tecnologia LiDAR usa energia leve para coletar dados de uma superfície, atirando um laser em um alvo e medindo quanto tempo leva para esse sinal retornar. Esses dados podem então ser usados para criar modelos e mapas 3D altamente precisos.

Como o LiDAR requer pouca ou nenhuma luz para operar, um sistema SLAM equipado com LiDAR pode coletar dados altamente precisos sobre qualquer obstáculo ou marco que possa ser difícil para o olho humano observar.

Aplicações do SLAM (Localização e Mapeamento Simultâneos)

O SLAM tem sido alvo de uma ampla gama de pesquisas técnicas e teóricas.

Porém, ao passo que o custo de todos os componentes envolvidos (processadores de computador, câmeras, LiDAR, etc.) continua a cair, aplicativos mais práticos para localização e mapeamento simultâneos estão sendo desenvolvidos em vários âmbitos diferentes.

Alguns exemplos das maneiras que o SLAM estão sendo usados hoje:

  1. Robôs de limpeza

Interessantemente, uma das primeiras aplicações da tecnologia SLAM na casa média está nos vácuos de robôs.

Os robôs de limpeza é na verdade um dos melhores tutorias de como a localização e mapeamento simultâneos funciona. Sem essa tecnologia, um robô de limpeza seria incapaz de detectar as áreas que já foram limpas, os obstáculos. Dessa forma, ele destruiria todo o propósito de um vácuo autônomo em primeiro lugar.

2. Entretenimento

No segundo semestre 20211, a Walt Disney Company recebeu uma patente para um “Virtual World Simulator” que opera com base no SLAM.

De acordo com a patente, este Virtual World Simulator poderia um dia usar o slam para projetar, desde adereços, arte e até personagens animados direto para um local do mundo real.

3. Medicina

Na medicina, essa tecnologia vem sendo utilizada na área da medicina para ajudar os médicos na sala de cirurgia, tornando as cirurgias mais fáceis e minimamente invasivas.

4. Carros Autônomos

Os carros autônomos usam o SLAM para identificar desde linhas de pista, semáforos, até outros veículos na estrada. Mais exato e responsivo do que a tecnologia GPS, provavelmente ele será a chave para desbloquear o verdadeiro dos automóveis autônomos.

5. Drones

As soluções SLAM são capazes de suportar a operação autônoma de drones em tempo real, permitindo que UAVs de todos os tipos mudem seus trajetos de voo a qualquer momento com base em objetos, pontos de referência e obstáculos em seu caminho.

Usando scanners LiDAR, e software SLAM, drones de todos os tipos diferentes podem alterar com precisão e dinamicamente seu caminho e operação, tudo sem qualquer intervenção tripulada.

Deve-se notar que alguns drones voam a uma velocidade muito rápida para muitos sistemas SLAM medirem com precisão.

Leia também: LiDAR: o que é, e como a tecnologia lidar é útil para as inspeções

Latest posts